Epidemiologia Aplicada é tema de palestra no Programa de Residência Médica do HMGV
Na manhã desta sexta-feira (18), a Unidade de Residências Profissionais e Estágios da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) trouxe como convidada a professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS, Dra. Sandra Cristina Costa Fuchs. Ela é médica pediatra e pós-doutora na School of Public Health, Johns Hopkins Univesity. Durante o encontro com médicos e residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas, a palestrante abordou o tema “Epidemiologia Aplicada” e comentou artigos e pesquisas sobre hipertensão e doenças cardíacas.
Inicialmente, a médica falou sobre o anúncio do governo norte-americano referente à medicina de precisão, que segunda ela, pode melhorar a eficiência do cuidado conforme a necessidade dos pacientes.
Sandra Fuchs mencionou avanços. “A tendência é que a medicina não seja tão presencial”, destacou. Segundo ela, as ferramentas tecnológicas devem auxiliar no monitoramento dos pacientes sem que eles precisem sair de suas casas. “Também não será necessário que o acompanhamento seja feito por um médico, podendo ser realizado por outro profissional de saúde”, salientou.
Para a residente de Clínica Médica, Joana Noschang, o tema da palestra foi fundamental. “A medicina é baseada em evidências e pesquisas científicas. Esta palestra nos mostrou como podemos interpretar os temas e tirar proveito para a vida prática no atendimento aos pacientes”, considerou.