Alex Borba assume nova Diretoria da FHGV
O Conselho Curador da FHGV aprovou por unanimidade, na reunião de quinta-feira (4), a indicação de Alex Borba dos Santos para a recém criada Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Fundação. Vinculada diretamente à Direção Geral, a Diretoria engloba as unidades de Saúde do Trabalhador e Qualificação Profissional, Residências Profissionais e Estágios, e Gestão de Pessoas.
Borba é economista, com especialização em gestão pública, e tem experiências nas esferas municipal, estadual e federal, nas áreas da administração direta e indireta. Antes de chegar à Fundação, era assessor técnico da Diretoria Administrativa e Financeira do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Quais os principais objetivos da nova Diretoria?
Alex: O principal objetivo talvez seja o de ampliar os momentos de conversa e integração entre as equipes e seus gestores, no sentido de qualificar os processos de trabalho para que o resultado se expresse no dia a dia, para os trabalhadores e, sobretudo, para o usuário.
Já existem ações nesse sentido?
Alex: Já começamos a implantar os Colegiados de Gestão, primeiramente no HMGV, ainda de forma experimental, aproximando trabalhadores e gestores em busca do aprimoramento dos processos. Aos poucos esse trabalho será constituído em todos os setores e em todas as unidades administradas pela Fundação.
Os trabalhadores precisam estar atentos em defesa do SUS?
Alex: Temos uma equipe de cerca de 3 mil trabalhadores que, na verdade, SÃO O SUS. Os trabalhadores fazem o Sistema Único de Saúde acontecer a cada dia em seus locais de atuação. Neste momento em que o SUS enfrenta ameaças graves, tenho convicção que nossa equipe é fundamental para atuar em sua defesa, seja para a manutenção do sistema, seja para o seu fortalecimento.