HMGV recebe visita da 1ª CRS do Estado para avaliar as ações da Rede Cegonha
Durante reunião entre a direção do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e representantes da 1? Coordenadoria Regional de Saúde do RS, realizada no dia 18 de julho, foi feita a discussão sobre a estrutura do Plano de Ações da Rede Cegonha da instituição. O encontro também pautou a requalificação dos leitos de Unidade Neonatal Convencional do HMGV.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Angelise Martins, “esta aproximação é fundamental para estruturar e fortalecer a estratégia já adotada pela FHGV de humanização do atendimento com total compromisso de inserção nas redes de cuidado”.
A reunião teve a participação de representantes da 1ª CRS, Maria Finger (administradora técnica), Vanessa Arcari, Maria Luiza Moraes, Janice Gomes, Dalia Simoneto e Cássia Lamb; da diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker; da coordenadora substituta da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança do HMGV, Raquel Froner; do coordenador adjunto desta Linha, Fábio Baiocco; e de representantes da Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul.
Rede Cegonha – É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil, razão da mortalidade materna e densidade populacional.