Estagiárias de Fisioterapia fazem oficina no setor de rouparia do HMGV para confecção de botas anti-escaras
No dia 5 de julho, estudantes do curso de Fisioterapia da Unisinos, que fazem estágio no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), promoveram uma oficina com as trabalhadoras do Setor de Rouparia para a confecção de botas anti-escaras. Trata-se de um acessório produzido com colchão piramidal e cadarço, que protege os pés dos usuários da pressão e do impacto contra o colchão, evitando a formação de escaras de calcâneo.
Elas salientam, que segundo estudos científicos, a utilização deste tipo de bota, se utilizada corretamente, reduz significativamente o aparecimento de escaras. A iniciativa em confeccionar o molde da bota e desenvolver o projeto no HMGV partiu das estudantes Ana Lúcia Timmen Schmidt, Daiane Dieter e a fisioterapeuta Bruna Caraffini.
Na avaliação do preceptor da equipe e fisioterapeuta responsável do HMGV, Rodrigo Ferreira, a iniciativa vai melhorar a qualidade da internação do usuário acamado. “As botas diminuem as lesões de pele das pessoas que ficam muito tempo restritas ao leito. O material é de fácil acesso e baixo custo”, considerou.