Cuidadores e familiares de usuários do Hospital Municipal Getúlio Vargas participam de grupo de cuidados pós-alta
Na manhã desta quinta-feira (7), cuidadores, acompanhantes e familiares de usuários internados no Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, participaram do Grupo de Orientação de Cuidados Pós-Alta (GOCA). A iniciativa conta com o apoio de uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, farmacêutica, fonoaudióloga, nutricionista, enfermeira e assistente social. Durante os encontros, os profissionais esclarecem dúvidas e fornecem orientações sobre o cuidado, dicas de alimentação, uso adequado de medicação e outras questões pertinentes ao tratamento do doente em casa.
“Nas reuniões do GOCA, orientamos às pessoas que reforcem o cuidado do paciente e procurem o posto de saúde mais próximo em caso de necessidade. Nossa intenção, é reduzir a taxa de reinternações. Também explicamos a documentação necessária para encaminhar os cuidados domiciliares e o tratamento na rede municipal de saúde”, salientou a assistente social, Daiane Damasio.
Atenta às informações, Ivone Longaraí da Silveira manifestou satisfação em acompanhar o GOCA pela primeira vez. “Meu marido está internado no Hospital, há quase uma semana, e acho importante receber dicas de como cuidá-lo quando ele for para casa”, disse.
As reuniões do Grupo acontecem todas as quintas-feiras pela manhã, reunindo em média, de oito a dez cuidadores ou familiares de usuários do HMGV.