Começa o treinamento do Plano de Emergência dos brigadistas do HMGV
A primeira turma dos 150 brigadistas de incêndio do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) iniciou, na manhã desta terça-feira (5), o treinamento de 20h referente ao Plano de Emergência. De acordo com o bombeiro civil e pós-graduado em Prevenção Contra Incêndio e Pânico, Angelo Abel Henrique, o conteúdo aprimora a formação dos integrantes da Brigada de Incêndio do Hospital. “A capacitação segue as normas brasileiras e também um módulo de legislação norte-americana sobre o Sistema de Comando de Incidente”, salientou. Segundo ele, a atividade tem o objetivo de aumentar o entendimento para garantir a proteção dos usuários e familiares no HMGV.
O Plano de Emergência prepara os agentes para situações de prevenção e combate ao incêndio, interferências climáticas e pânico generalizado. Esta etapa complementa o treinamento da equipe, que recebeu 20h de aulas teóricas e práticas para formação de brigadistas de incêndio e líderes de emergência.
Conforme o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HMGV, Marcelo Vaz, esta fase fornece orientações sobre evacuação, cuidados com a sinalização visual e sonora, dicas para acionamento do corpo de bombeiros e Samu em casos de risco. “Os brigadistas também terão a oportunidade de conhecer mecanismos de prevenção de sinistros”, explicou.
“Na primeira parte, tivemos acesso aos equipamentos utilizados no combate a princípio de incêndio. A partir de hoje, vamos aprender a colocar em prática a execução das ações para prevenir e combater qualquer situação de emergência, podendo ajudar nossos colegas e usuários do Hospital”, manifestou o assistente administrativo e integrante da Brigada de Incêndio do HMGV, César Augusto Kich.
O curso, promovido pela direção do Hospital e da Cipa, tem a previsão de encerrar no segundo semestre de julho. No final, o bombeiro civil Abel Henrique apresentará um documento com a conclusão do Plano de Emergência, que será anexado ao Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI) do HMGV.