AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATA DA CRISE DOS HOSPITAIS NO RIO GRANDE DO SUL
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, através de seu diretor geral Juarez Verba, esteve presente nesta quarta-feira (6) na audiência pública que debateu a crise nos hospitais do Rio Grande do Sul. Realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a audiência reuniu gestores de hospitais, órgãos sindicais, deputados e demais representações relacionadas ao tema.
Nas falas dos deputados, do presidente da Federação das Santas Casas, do presidente da Feessers (sindisaúdes), do secretário de Saúde de Porto Alegre e de representantes de diversas unidades do interior, houve relatos de situações que mostram o distanciamento entre as instituições de saúde e o governo do Estado.
Alguns lembraram o fato de hospitais terem ingressado na justiça para receber a verba a que têm direito. Outros pediram medidas imediatas para evitar novos fechamentos de hospitais. Os administradores das santas casas de Rio Grande, Gramado e Jaguarão contaram o drama enfrentado nos últimos anos.
Em sua intervenção, Juarez Verba destacou que o sistema de pagamento por tabelas de rendimento está falido. Segundo ele, é preciso acabar com essa tabela e adotar o sistema orçamentado.
Após diversas manifestações, o vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Tarcísio Zimmermann, reuniu o conjunto de proposições e manteve o objetivo de marcar um encontro ainda inédito com o governador para tratar sobre a saúde pública do Estado.