SARTORI PRESTIGIA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL TRAMANDAÍ
Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, de deputados, vereadores e autoridades locais, foram lançadas oficialmente, nesta sexta-feira (10), as obras de ampliação do Centro Obstétrico, UTI e UCI neonatais do Hospital Tramandaí. Através de investimento do governo estadual no valor de R$ 1.750.000,00, as novas instalações oferecerão melhores condições para trabalhadores e usuários do Hospital 100% SUS. O prazo previsto para a conclusão das obras é de dez meses, a contar de maio de 2016.
Após as falas iniciais, a comitiva percorreu as alas do Hospital. O governador José Ivo Sartori ressaltou a importância da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) na gestão do Hospital Tramandaí, que hoje é referência para a região: “A FHGV vem fazendo um trabalho muito importante, mesmo em momentos de dificuldade, e hoje este Hospital pertence não somente ao município de Tramandaí, mas a todo o litoral norte”.
SUPERANDO DIFICULDADES
Sartori destacou que “um governo nunca deve destruir o que o outro construiu, e as ações continuadas de governo na área da saúde trouxeram bons frutos, como é o caso do desenvolvimento deste Hospital”. Por fim, o governador trouxe dados sobre a saúde no Rio Grande do Sul, como, por exemplo, o fato de o Estado apresentar o menor índice de mortalidade infantil em 2015.
O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, enalteceu a presença do governador, do prefeito e das demais autoridades que participaram de forma expressiva do evento. Defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), Verba sublinhou que “o Hospital Tramandaí mostra que saúde pública pode ser feita com qualidade, com salários em dia, sem desperdício e com integralidade dos serviços”. O diretor da FHGV ainda destacou que “no momento em que o país, o estado e os municípios passam por dificuldades, estamos aqui mostrando superação e lançando obras que consolidam a vocação do Hospital na área materno-infantil”.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, também fez um reconhecimento ao trabalho da Fundação e dos diretores do Hospital, Genaro Fígoli e Ramone Oliveira. Gabriel enfatizou a importância de aprimorar as estruturas físicas da Instituição, como forma de dar melhores condições de atendimento à população. Por sua vez, o prefeito Edegar Rapach, além de lembrar a importância do Hospital para o bem estar e a saúde do município, também falou do trabalho de Ciro Simoni e dos esforços conjuntos para que o Hospital pudesse alcançar o atual nível de desenvolvimento.
REFERÊNCIA PARA A REGIÃO
O Hospital Tramandaí possui atualmente 123 leitos 100% SUS. Em números gerais, apresenta mensalmente cerca de 500 internações, 25 mil procedimentos de emergência, 400 atendimentos a gestantes e 120 partos. As obras que agora se iniciam permitirão maior conforto, bem estar e qualidade para os trabalhadores do Hospital e para seus usuários.