Prefeito de Pelotas enaltece experiência da FHGV na gestão de UPAs
Na cerimônia em que anunciou a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas como parceira na administração da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Pelotas, na terça-feira (7), o prefeito Eduardo Leite salientou a importância do histórico da FHGV na gestão de hospitais e unidades de saúde no Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o prefeito, “a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, com expertise e experiência, garantirá à UPA a proposta pensada para a saúde, com uma estrutura de qualidade que, certamente, vai encantar a todos”. A secretária de Saúde do município, Arita Bergmann, seguiu a mesma linha: “Essa parceria de gestão compartilhada entre a Secretaria e a FHGV, temos certeza, alcançará o mesmo êxito de funcionamento que a Fundação obteve nas UPAs de Lajeado e Viamão”.
A UPA Ferreira Viana, localizada próxima ao Shopping Pelotas, entra em funcionamento em julho, devendo atender entre 150 e 200 usuários por dia. O custo de construção, segundo a secretária, foi de R$ 2,4 milhões, com verbas federais, estaduais e contrapartida do município. O custo de manutenção mensal, de R$ 650 mil, também é dividido entre as partes. De acordo com informações da Prefeitura, a Unidade contará com 14 médicos, dez enfermeiras e 32 técnicos de enfermagem. Serão atendidos casos que ficam entre a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a urgência e emergência do Pronto Socorro.