IV Semana de Enfermagem e I Mostra Científica do Hospital Tramandaí é um sucesso
Mais de 200 inscritos, 24 palestrantes e dezenas de pesquisas expostas demonstram o sucesso da IV Semana de Enfermagem e I Mostra Científica do Hospital Tramandaí, que iniciou na última quarta (15) e segue nesta quinta (16), no auditório da Prefeitura do Município. Para a diretora assistencial, Ramone Oliveira, o reconhecimento adquirido pelo HT é resultado da gestão participativa e do apoio e dedicação dos trabalhadores. Ela comentou sobre a atuação da equipe de enfermagem. “Lidar com o cuidado é um ato de amor e generosidade. Trata-se de um desafio, pois os profissionais de enfermagem passam maior parte do tempo ao lado dos usuários, contribuindo para a recuperação deles”, avaliou.
Conforme o responsável pela equipe de enfermagem, Pedro Lima, o evento oferece uma extensa programação, abordando realidades diferentes das unidades de saúde do Litoral Norte.”A apresentação da Mostra Científica foi uma forma de incentivarmos o comprometimento dos enfermeiros e técnicos com a instituição e com a carreira profissional”, considerou.
Para o diretor administrativo, Luis Genaro Figoli, a programação foi relevante para promover a qualificação e o conhecimento científico e tecnológico dos profissionais. Ele aproveitou a ocasião para parabenizar a Comissão Organizadora pela iniciativa.
Na ocasião, o aposentado, Euclésio Barbosa de Paula, 64 anos, morador de Imbé, relatou o período que ficou internado no HT. “Só tenho a agradecer pelo atendimento dos médicos e de toda a equipe que cuidaram de mim quando tive um infarto e depois um AVC. Fiquei satisfeito ao ver que um hospital pelo SUS oferece alimentação para os acompanhantes sem custo nenhum”, disse.
Além dele, os usuários José Antônio Dias Jaques, Alessandra Pereira e Jociane Boeira também deram um depoimento emocionado para o público. As duas mulheres têm récem-nascidos internados no HT e manifestaram gratidão pelo trabalho da equipe assistencial.
A programação iniciou com a palestra do enfermeiro da Santa Casa de Porto Alegre, Ricardo Rivero sobre “Comprometimento ético no trabalho da enfermagem no cenário atual”, seguindo com uma variedade de temas, que se estendem até esta quinta.
Participaram da atividade representantes da Secretaria de Saúde de Tramandaí, médicos, enfermeiros, técnicos, terapeutas ocupacionais e profissionais de hospitais e unidades de saúde de 20 municípios do Litoral Norte.