Cooperativa de saúde argentina visita FHGV
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas recebeu nesta segunda-feira (20) a visita de Jéfferson Torres e Laura Álvarez. Ambos chegam do município de Comandante Andresito, Argentina, a 30 quilômetros das Cataratas do Iguaçu, onde fundaram a Cooperativa Integral de Salud. Trata-se de uma instituição que enxerga a saúde de forma humanizada, a partir da colaboração e do comprometimento de associados e trabalhadores. Foco na pessoa, e não na doença.
A Cooperativa oferece atendimento médico e de enfermagem, realiza workshops, oficinas e palestras, promove o diálogo sobre questões relacionadas à saúde e tem parcerias com biblioteca e escolas. As participações são voluntárias. “As pessoas colaboram da forma que podem, trabalhando de acordo com suas condições, suas formações e habilidades”, conta Jéfferson. Na fase atual, ainda de construção, não há retorno financeiro. Nas oficinas, os associados desenvolvem trabalhos manuais, desde artesanatos até confecção de geleias e frutas em calda, que são comercializados como forma de manutenção da entidade.
A idéia, segundo a médica Laura, é promover trabalho, encontro, troca, crescimento e alimentação saudável do povo, além, claro, do atendimento médico com o devido acompanhamento. O mote da Cooperativa é “Cuidando da Saúde desde a raiz”. O foco principal são os jovens.
Colaboração de todos os cantos do mundo
Pessoas de todos os lugares e de todas as formações (da saúde ou não) se engajam ao projeto. Jéfferson fez parte do programa Suspiro, desenvolvido em Sapucaia do Sul, com extensão para boa parte do Estado, onde um grupo de voluntários visitava hospitais e instituições para levar alegria e provocar debates de interesse público.
Trabalhadores podem aparecer de todos os cantos do mundo. Segundo Jéfferson, recentemente houve a visita de um viajante estrangeiro, que percorria a América do Sul de bicicleta. Era uma mistura de artista, palhaço, malabarista, músico, e ficou trabalhando na Cooperativa durante determinado período, dando sua colaboração para levar bem-estar às pessoas.
Como participar
A Cooperativa conta com colaboração e engajamento dos trabalhadores para poder multiplicar a atenção aos associados ou a quem mais necessite (acesso é dado a todos que procuram a instituição). Interessados em participar do projeto podem fazer contato pelo email coop.integraldesalud@gmail.com.
No facebook da instituição (@cooperativaintegraldesalud), uma frase do Dr. Patch Adams simboliza o trabalho da Cooperativa:
”Um médico tem a missão não só de evitar a morte, mas também de melhorar a qualidade de vida. Se tratarem uma doença, ganham ou perdem; se tratam uma pessoa, garanto que sempre vencerão, sem importar as consequências.”
Na foto, Jéfferson e Laura tomam um chimarrão na Comunicação da FHGV, com um vidro de geleia produzida na Cooperativa.