UTI Neonatal do Hospital Tramandaí garante contato pele a pele entre mãe e bebê
Na semana que antecedeu o Dia das Mães, a equipe de profissionais da UTI e UCI Neonatal do Hospital Tramandaí deu um exemplo de humanização: garantiram a uma mãe o contato pele a pele com seu filho, que respirava com a ajuda de um respirador mecânico invasivo. De acordo com a neonatologista responsável pela Unidade, Júlia Guaitolini Baiocco Nogueira, a iniciativa faz parte Política de Humanização do SUS seguida pelo HT. “Devido à prematuridade, o menino precisou ficar entubado desde que nasceu, há aproximadamente 50 dias. Na semana passada, constatamos o estado mais estável dele e o colocamos no colo da mãe, com a ajuda de suporte respiratório”, explicou. “Esta ação é conhecida como Método Mãe Canguru que ajuda nos sinais vitais, estabiliza a frequência cardíaca, regula a temperatura e traz muitos benefícios para a melhora da criança.”
A médica Júlia destacou ainda que o contato direto com o menino deixou a mãe mais animada e também influenciou para que o pequeno Erik avançasse na sua recuperação. “Há 24h ele está respirando sem entubação”, comemorou.
Esta experiência vendo sendo realizada no HT com o esforço da equipe de profissionais que atuam na UTI e UCI Neonatal. A enfermeira responsável, Flávia Ohlweiler, e a terapeuta ocupacional Elaine Brasil são incentivadoras deste ato de humanização. “Sempre sinalizamos aos médicos a necessidade da aproximação materna para auxiliar na evolução das crianças”, salientou Flávia.