I Encontro de Controle de Infecção da FHGV reúne grande público
A importância de prevenir os riscos de contaminação hospitalar foi destaque na abertura do I Encontro de Controle de Infecção da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que iniciou na manhã desta quinta-feira (5), no auditório da instituição. O evento conta com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, trabalhadores de higienização, coordenadores e diretores das unidades da Fundação (Hospital Municipal Getúlio Vargas e Serviço de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul, Unidades de Pronto Atendimento de Lajeado e Viamão, Hospital Tramandaí, Hospital de São José do Norte e Hospital Regional do Vale do Rio Pardo). A atividade é organizada pelo médico Marcelo Bitelo (Setor de Controle de Infecção Hospitalar do HMGV/HT/HRVRP) e pela assessora técnica da Fundação, Ana Paula Kleemann.
O Encontro iniciou com as boas-vindas da diretora de Administração da FHGV, Clarissa Avila, que fez referência ao “Dia de Higienização das Mãos”, celebrado hoje. “Este I Encontro de Controle de Infecção é emblemático para a instituição. Aborda um tema que reflete em melhorias nas áreas assistenciais de nossas unidades de saúde. Será um momento proveitoso para todos”, considerou.
A programação abriu com a palestra “Os desafios do controle de infecção” ministrada pelo médico Marcelo Bitelo. Ele argumentou que o bom desempenho do Plano de Controle de Infecção Hospitalar reduz em 30% a taxa de infecção no serviço. “A CCIH do Hospital assessora a instituição e executa as ações de controle de infecção hospitalar. Nosso trabalho tem foco na prevenção para melhorar a qualidade na assistência ao usuário”, destacou.
Ainda pela manhã serão abordados os temas: “Notificações de Agravos” com a enfermeira do HT, Cláudia Oliveira; “Isolamentos e precauções”, com a enfermeira Ana Paula Monteles.
O evento segue até às 16h. Confira a programação em nosso site.