3ª SEMANA DE ENFERMAGEM DO HMGV ENCERRA COM SIMULADO DE POLITRAUMATISMO
Reunindo grande público em todas as palestras e oficinas, a 3ª Semana de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) encerrou nesta sexta-feira (13) com uma atividade que chamou a atenção das pessoas que passavam em frente ao Hospital. Pouco antes das 16 horas, um simulado de politraumatismo foi encenado na rua Pinheiro Machado, entre a praça e o HMGV, mostrando os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, de urgência e emergência.
“A relação tempo / resposta é fundamental e pode fazer toda a diferença no prognóstico da vítima”, enfatizou Flávia Motta, coordenadora do SAMU de Sapucaia do Sul. A ação envolveu a participação das equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e dos setores de urgência e emergência do HMGV.
O ACIDENTE SIMULADO
Uma forte colisão entre um veículo de passeio e uma motocicleta trouxe graves conseqüências: no carro, a motorista ficou ferida, presa às ferragens, e um bebê permanecia, também com contusões, em sua cadeira veicular. O motociclista estava no asfalto, desacordado. A partir do acidente, é desencadeado um processo que precisa ser rápido e eficaz.
A Guarda Municipal isola o local para aguardar o SAMU. Primeiro chega a motolância, que avalia a situação e aciona a ambulância básica. Em seguida, outra equipe de suporte. O bebê é retirado do veículo e levado para a ambulância. O motociclista recebe atendimento no local, é imobilizado na maca e também conduzido para o carro do SAMU. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros corta a lataria do veículo para libertar a motorista, que está desacordada e já recebe os cuidados dos socorristas. Com todas as vítimas nas duas ambulâncias, é feito o deslocamento até o setor de urgência e emergência do HMGV, onde o processo continua.
“É importante destacarmos essa integração de forças que envolve os trabalhadores do Hospital, do SAMU, da Defesa Civil, da Guarda e dos Bombeiros”, diz Flávia. “Esse trabalho conjunto é fundamental para o sucesso dessas operações que acontecem no dia a dia do nosso município”.
PALESTRAS E OFICINAS
A Semana de Enfermagem teve uma participação significativa dos trabalhadores da FHGV em Sapucaia do Sul, permitindo a exposição e o debate sobre temas relevantes para o dia a dia das unidades de saúde. “A partir dos assuntos solicitados pelos participantes da Semana de Enfermagem do ano passado, conseguimos reunir um bom time de palestrantes, trazendo conteúdos de alto grau de interesse que motivaram a presença de muitos profissionais ligados à área de enfermagem da FHGV”, disse a Responsável Técnica do HMGV Raquel Froner, uma das organizadoras do evento.
As palestras foram parte das atrações da Semana. Na manhã de sexta-feira, a psicóloga Fernanda Luz abordou o tema “Relações Interpessoais”, destacando a criação da Política Nacional de Humanização na década de 90, e os desafios que vêm sendo enfrentados no sentido de aprimorar as relações humanas nos ambientes de trabalho em saúde. Segundo ela, “exercitar a escuta, ouvindo o que o outro tem a dizer, é muito importante para que se estabeleça uma comunicação de qualidade e sem ruídos, o que refletirá no resultado que almejamos”. O público participou com perguntas e com lembranças de casos ou situações do cotidiano nas instituições de saúde.
Em seguida, o Dr. André Lorscheitter Baptista falou sobre “Cuidados com paciente vítima de queimaduras”. O médico destacou que os óbitos por queimadura se dão por três motivos básicos: insuficiência de ventilação, choque do paciente queimado, e infecção. Para cada caso, ele mostrou detalhes e procedimentos.
A última palestra foi ministrada pela enfermeira Mônica Valeria, sobre “Cuidados com paciente no pré operatório”. O preparo físico e psicológico do paciente envolve o trabalho de vários profissionais e, ainda, a participação dos familiares. “É preciso que haja ciência por parte de todos sobre cada passo, cada ação e providência que será feita até a chegada do usuário ao bloco cirúrgico”, salientou Mônica.
Além das palestras, o último dia da 3ª Semana de Enfermagem apresentou duas oficinas sobre “Precaução Padrão”, uma pela manhã e outra à tarde, sob a orientação da equipe do SCIH.