Profissionais das Unidades de Sapucaia do Sul fazem atualização em PCR adulto e pediátrico
Mais de 30 trabalhadores da Emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Samu e Unidade de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul participaram de capacitação de atualização de Parada Cardiorrespiratória (PCR) adulto e pediátrico. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira (6), no auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), entidade que administra as unidades de saúde representadas na capacitação. O tema foi apresentado pela coordenadora adjunta da Emergência do HMGV, Letícia Santomé, e a coordenadora do Samu no Município, Flávia Motta.
Conforme a enfermeira Flávia Motta, a atualização em PCR ofertada aos profissionais segue as diretrizes de 2015, que estabelece o número de compressões de 100 a 120. “Essa capacitação proporciona a reciclagem da equipe de enfermagem, que deve estar preparada para fazer os primeiros procedimentos de socorro. Nós somos multiplicadores deste tipo de atendimento. O treinamento de PCR deveria ser inserido nos currículos escolares”, considerou.
Para a enfermeira Letícia Santomé, a capacitação em PCR teve o objetivo de reunir as equipes da rede de urgência de Sapucaia do Sul, aproximando os profissionais para que todos tenham a mesma linguagem nos primeiros socorros.
A próxima capacitação de atualização em PCR acontece no dia 11 de abril, à tarde, no auditório da FHGV.