Prefeitura e FHGV assinam novo contrato de gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo
Durante café da manhã com a presença da imprensa local, realizado nesta terça-feira (5), a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) e a Prefeitura Municipal de Rio Pardo assinaram novo contrato de gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP), por mais um ano. O documento foi assinado pelo prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o secretário de Saúde do Município, Abílio Moacir da Silva, o diretor geral da FHGV, Juarez Verba, e representação do Conselho Municipal de Saúde. Também acompanharam o ato a diretora de Atenção em Saúde da Fundação, Angelise Martins, a diretora administrativa do HRVRP, Janaina Tech, e o responsável técnico da instituição, Alexandre Fucks, além de trabalhadores e comunidade.
Na ocasião, o prefeito Fernando Schwanke relembrou o desafio do governo municipal em proporcionar à população do Vale do Rio Pardo a assistência em saúde totalmente pelo SUS no Hospital. “Nosso governo sempre priorizou a saúde pública. A assinatura deste novo contrato de gestão é uma vitória. Unimos a expertise da Fundação, que trabalha com saúde pública pelo SUS, com o nosso projeto, melhorando a saúde da comunidade da região”, ressaltou. “Com recursos de custeio conseguimos equipar o Hospital e ainda pretendemos construir uma UTI.”
O secretário de Saúde, Abílio Mocair da Silva, salientou que a administração municipal tem investido para que o HRVRP atenda a população regional com densidade tecnológica avançada. “A renovação do contrato entre a Fundação e a Prefeitura nos garante a segurança da saúde do paciente”, completou.
De acordo com o diretor da FHGV, Juarez Verba, o novo contrato prevê a gestão compartilhada entre a Fundação e o poder público municipal para prestação de serviços de saúde disponibilizados pelo Hospital. Ele reforçou que a intenção é seguir atendendo a população de forma transparente e qualificada, 100% SUS.
Melhorias realizadas no HRVRP
A contratação da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, com o conceito de atendimento 100% SUS, trouxe avanços significativos para a prestação dos serviços de saúde à comunidade. Hoje o Hospital é referência em urgência e emergência em traumato-ortopedia para 11 municípios, que somam 145 mil habitantes.
Em 2015, foi disponibilizada à comunidade a nova ala cirúrgica, com capacidade para 14 leitos. No mesmo ano também foram adquiridos outros equipamentos, com destaque para o arco cirúrgico e o torniquete pneumático. O HRVRP apresentou em média mensal, no ano passado, 290 internações, 21.938 procedimentos ambulatoriais, 99 cirurgias e 35 partos.
No início de janeiro de 2016, foram inauguradas a nova Central de Imagens (com tomógrafo, raio-x digital e raio-x móvel) e a Central de Processamento de Dados. Mais recentemente, foram substituídas 150 camas, instalados dois transformadores, iniciada a pintura externa e adquirida uma cama de tração para cirurgias ortopédicas.