UPA Lajeado completa segundo aniversário com altos índices de aprovação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado completou seu segundo aniversário, na última quinta-feira (10), registrando 112 mil atendimentos, 27.930 análises clínicas laboratoriais e 11.212 exames de raio-X. Nestes dois anos, 11.874 usuários foram entrevistados nas pesquisas de satisfação, apontando resultados positivos: 99,91% retornariam à UPA; 54,22% consideraram o atendimento muito bom; 44,98% bom; e 76% responderam que sua necessidade foi resolvida.
O prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt destaca o belo serviço prestado pela UPA à comunidade. Considera seu funcionamento um divisor, pois qualificou o atendimento nos postos de saúde, acabando com as filas de madrugada, e no Hospital Bruno Born, reduzindo em 50% o movimento. “A UPA demonstrou eficiência técnica na área de saúde, mas também muita eficiência no acolhimento, significando acerto em abri-la, mesmo com as dificuldades na época e atuais.”
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, instituição administradora da Unidade, Angelise Martins destaca que “o comprometimento dos trabalhadores e a transparência da gestão são fundamentais para os altos índices de aprovação alcançados junto aos usuários, em todas as pesquisas realizadas. “Estamos todos de parabéns pelos resultados desses dois anos de trabalho”, ressaltou.
Atualmente, a UPA conta com 124 trabalhadores, sendo 61 médicos e 63 profissionais das demais áreas. São realizados, em média, 5.036 atendimentos por mês. A unidade presta assistência em urgência e emergência (adulto e pediátrico), exames laboratoriais e serviço de imagem.
Segundo a coordenadora da UPA de Lajedo, Franciele Santos, o excelente resultado das pesquisas se deve ao esforço e compromisso dos trabalhadores com a qualidade dos serviços prestados à população. “Além de nossa equipe de trabalho, parabenizo a Prefeitura de Lajeado e a FHGV pela determinação e empenho em viabilizar o funcionamento da UPA”, destacou.