Traumatologia do Hospital Tramandaí oferece tratamento diferenciado às crianças
O universo infantil está presente na assistência oferecida às crianças na traumatologia do Hospital Tramandaí. Ao chegarem ao acolhimento da unidade, os pequenos encontram bonecos e bichinhos de brinquedo com braços e pernas enfaixadas, alegrando o ambiente. A iniciativa surgiu do médico ortopedista e traumatoligista do HT, Daniel Souto, que atuou em hospitais infantis desenvolvendo esse trabalho. “É uma forma de amenizar o medo que as crianças sentem ao chegarem lesionadas e com dor no hospital. Sempre brinquei com elas na hora do atendimento. Procuro utilizar objetos que fazem parte do mundo delas e são uma forma de descontraí-las no momento de imobilizar. Essa ação tira o bloqueio em relação ao médico, gerando mais conforto para os pequenos”, explicou. Ele agradeceu o apoio dos técnicos gessistas, que são integrados nesta iniciativa, contribuindo com o cuidado.
Conforme a diretora assistencial do HT, Ramone Oliveira, a ação retrata a preocupação do médico em prestar assistência humanizada. “O foco do atendimento não é apenas o procedimento, e sim o bem-estar do usuário. Inserir o lúdico no cuidado em pediatria ameniza o medo das crianças, minimizando o trauma que esse processo pode ocasionar da vida delas”, ressaltou.
A média diária de atendimentos na emergência é de 50 crianças, e no ambulatório, de 5 a 7 consultas por dia. “Todas as crianças que atendemos na emergência retornam ao ambulatório para que possamos reavaliá-las, proporcionando mais segurança aos pais”, salientou Daniel Souto.
A unidade oferece tratamento de enfaixamento, gesso e cirurgias. De dezembro a fevereiro, foram registrados 887 atendimentos na emergência, 621 no ambulatório e 160 cirurgias.
A traumatologia aceita doações de brinquedos. Informações pelo telefone: (51) 3684 03 00, ramal: 329.