Trabalhadores do HMGV participam de capacitação de manejo de paciente da saúde mental
Profissionais da Emergência, Unidade de Saúde Mental, UTI, Clínica Cirúrgica, Higienização e Segurança do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) participaram de capacitação sobre manejo de paciente com agitação psicomotora, na tarde desta quarta-feira (16). A atividade foi ministrada pela enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição, Rita Mello.
Ela destacou a importância dos trabalhadores identificarem os fatores que provocam comportamento agressivo como: punhos e dentes cerrados, agressividade verbal, tendência de aproximação excessiva, movimentação exagerada e volume de voz alterado. Segundo a enfermeira Rita, a conduta adequada para conter o usuário consiste na abordagem verbal; contenção química, física e mecânica. “É necessário no mínimo cinco pessoas para conter o paciente”, alertou. “É fundamental escutarmos o paciente, avaliarmos a situação, priorizando a segurança dele e da equipe durante o atendimento. Este procedimento é o último recurso a ser usado”, reforçou.
De acordo com a coordenadora da Linha de Cuidado em Saúde Mental do HMGV, Tatiane Severo, “a capacitação teve como objetivo a atualização e o treinamento das equipes para prestar atendimento nas situações de agitação psicomotora, melhorando a assistência aos usuários”.
A capacitação ocorreu em dois horários na tarde de 16 de março, e a próxima, ocorre nesta sexta-feira (18), às 14h30, no auditório da FHGV.