Trabalhadoras do Hospital Tramandaí participam de curso de doação de órgãos e transplante
No dia 22 de fevereiro, as enfermeiras Camila Voight e Pamela Mosena da Emergência do Hospital Tramandaí participaram do “1º Curso de Formação Profissional em Doação e Transplante”, realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A iniciativa foi organizada por Simone Liskowski, que também é membro da OPO – II (Organização de Procura de Órgãos II) parceira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos (CIHDOT) do Hospital Tramandaí.
As enfermeiras foram convidadas para o curso devido a atuação delas nos resultados obtidos pela CIHDOTT Tramandaí. “Torna-se fundamental o estudo contínuo em busca da excelência em uma área tão difícil que trata das relações interpessoais. As pessoas contam com o nosso profissionalismo, tanto os familiares do doador, que buscam conforto no momento da perda, como os pacientes que esperam ansiosamente a sua chance de voltar a vida normal”, salientou o coordenador da CIHDOT do HT, Gaston Garcia.
“Temos certeza que será uma grande oportunidade de ampliar o conhecimento e trocar experiências com outros serviços. A doação de órgãos é uma realidade, embora ainda existam tabus a serem derrubados, principalmente no que diz respeito a compreensão da família. Por isso, estamos muito satisfeitas em fazer parte da CIHDOTT e contribuir para o desenvolvimento das ações relacionadas a doação e transplante de órgãos”, manifestou a enfermeira Pamela Mosena.