Sessão de cinema abre as atividades alusivas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres
Uma sessão de cinema com pipoca e curtas-metragens debatendo a temática feminina abriu as atividades alusivas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, na tarde de segunda-feira (7), no auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). No início da atividade, a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Sapucaia do Sul, Márcia Chitolina, a coordenadora de Centro de Referência às Mulheres, Cinara Woizekoski, e a diretora financeira da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Suzana Guatimozim lembraram conquistas importantes para as mulheres.
Suzana Guatimozim foi a primeira mulher a assumir a direção do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), com o aval do prefeito Vilmar Ballin. Em seu discurso, ela relembrou conquistas importantes como o direito ao voto feminino, licença maternidade de seis meses e a eleição de uma presidenta no Brasil.
Márcia Chitolina esclareceu o significado do 8 de março. “A data foi escolhida em uma conferência na Dinamarca para homenagear centenas de tecelãs que morreram num incêndio, durante uma manifestação por melhores condições de trabalho e equiparação do salário com os homens”, relembrou. “Hoje no Município, temos uma coordenadoria que adquiriu prédio próprio e continuaremos enfrentando a discriminação, o abuso e a violência, acolhendo quem precisa”, disse.
A abertura contou ainda com a presença da Cipa, o presidente Marcelo Vaz, a vice Liliane Teles, e a secretária, Ana Carolina Sydow. O evento, promovido pela Cipa e direção do HMGV, segue durante esta terça-feira (8).