Hospital de Rio Pardo inaugura serviços e moderniza equipamentos
Com a presença de autoridades locais e regionais, o executivo municipal e a direção da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) inauguraram, nesta segunda-feira (4), a Central de Imagens e a Central de Processamento de Dados do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP). No mesmo ato, foi inaugurada a nova base da SAMU, localizada ao lado do Hospital.
Durante o evento, que teve a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, do prefeito Fernando Schwanke, do deputado federal Alceu Moreira, dos representantes da diretoria da FHGV, do HRVRP e demais instituições da região ligadas à saúde, os convidados realizaram um passeio pelas alas do Hospital.
REFERÊNCIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
O Hospital de Rio Pardo é referência em urgência e emergência em traumato-ortopedia para 11 municípios, somando 145 mil habitantes. A instituição realiza mensalmente uma média de 1.500 exames de radiologia e ecografia. No mesmo período, tem em média 290 internações, 5.350 atendimentos de emergência, 95 cirurgias e 35 partos. A nova Central de Imagens conta agora com tomógrafo, raio-x digital e raio-x móvel.
Em sua fala, o diretor geral da FHGV, Juarez Verba, ressaltou a importância do Hospital para a região, sobretudo por ser uma instituição 100% SUS que atende a toda a comunidade. Destacou ainda que o atendimento, a partir dos novos equipamentos inaugurados, poderá ser mais rápido, mais eficiente e com maior complexidade. Verba agradeceu os esforços do prefeito Shwanke e a oportunidade de a FHGV ser parceira no projeto do HRVRP.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, fez uma retrospectiva das ações da Secretaria em 2015 e disse que, em 2016, a situação será de maior tranquilidade. O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edson Brum, que representava o Governo do Estado no evento, enfatizou que as novidades são uma conquista da comunidade. Brum lembrou das dificuldades enfrentadas pelo Hospital ao longo dos anos, e do quanto a situação evoluiu a partir da gestão do atual prefeito e da FHGV.
Por fim, o prefeito Fernando Shwanke comemorou o momento histórico para o município e para a região, enaltecendo a transparência das ações e ressaltando que os serviços, com as novas aquisições de equipamentos, serão mais céleres, sobretudo em urgência e emergência.