Comunidade prestigia abertura das atividades em comemoração aos 45 anos do HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas

A comunidade de Sapucaia do Sul e região prestigiou a abertura das atividades em comemoração aos 45 anos do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), na tarde do último sábado (7/11), no ginásio Kurashiki. O público teve a oportunidade de conferir apresentações de dança, teatro, brinquedos infláveis, exposição de arte e carros antigos, atividades físicas e serviços de saúde. Entre as atrações da festa, um dos destaques foi a exposição de desenhos realizados por estudantes das escolas municipais, retratando o Hospital.
O evento iniciou oficialmente com a presença do prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, que citou os avanços do Hospital e prestou uma homenagem aos trabalhadores. “Em 2009, junto com o Dr. Juarez Verba, nosso governo teve o desafio de assumir o Hospital, que se encontrava em estado de calamidade pública. Com os investimentos em saúde e o apoio dos trabalhadores conseguimos mudar essa realidade”, destacou. “Hoje, enquanto outros hospitais da região fecham leitos do SUS, nós garantimos atendimento em saúde à população e somos referência regional”, observou.
Ballin comentou ainda sobre seu compromisso em devolver a maternidade e a obstetrícia para as mães de Sapucaia do Sul. “Com as melhorias feitas pela nossa gestão conseguimos resultados positivos. Entre as 19 cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes, o Município ocupa o segundo lugar no ranking das cidades como menor índice de mortalidade infantil”, ressaltou.
Para o secretário municipal de Saúde, José Wink, a dedicação dos trabalhadores fizeram a diferença. “O Hospital teve um salto de qualidade porque, além dos investimentos, as melhorias na assistência contaram com o esforço dos recursos humanos. Parabéns aos trabalhadores da instituição que fizeram essa história acontecer”, manifestou.
Há anos atuando como médico ginecologista do HMGV, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link relembrou as condições precárias da instituição, enaltecendo as recentes melhorias. “Muitas crianças nascem com qualidade atualmente em nosso hospital e isso é resultado do esforço do prefeito Ballin. Estou feliz em saber que o HMGV é o primeiro do ranking em atendimento, entre Novo Hamburgo e Esteio, na opinião das mulheres que fizeram uma pesquisa nas redes sociais”, disse.
O diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez verba citou a história e o crescimento da instituição. “Antes chamado de Getulinho, em tom de desvalia, hoje o HMGV é referência pioneira na gestão do cuidado na região metropolitana. De um quadro de 370 trabalhadores, atualmente ultrapassamos 1.000. Agora, o Getulinho é simbologia da afetividade”, considerou.
Ana Paula Freitas, 34 anos, moradora de Sapucaia do Sul, levou seu filho christian, de 7 anos, para a festa. “O Christian não sossegou enquanto eu nao garanti que o traria nesta festa do hospital. Ele adora os brinquedos e esse clima festivo. To achando muito bom”, disse. “É importante para o município ter um hospital desse nível, completando 45 anos. Nao é pra qualquer um, né?”
O evento encerrou com a apresentação musical do Grupo Recuerdo. A programação segue no domingo com torneio de futsal no Kurashiki. Na próxima terça-feira (10/11), às 9h30, a comunidade está convidada para participar de um abraço simbólico ao Hospital. A programação vai até o dia 13 de novembro e está disponível no site: www.fhgv.com.br

Recommended Posts