Atividade da Semana da Consciência Negra de Sapucaia do Sul lota auditório da FHGV
Trabalhadores da saúde e demais áreas lotaram o auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), na manhã desta quarta-feira (18/11), para prestigiar as atividades alusivas à 9? Semana a Consciência Negra de Sapucaia do Sul. O evento é promovido pela Prefeitura e recebe o apoio da FHGV.
Na abertura, o diretor geral da Fundação, Juarez Verba, fez uma saudação aos trabalhadores e público presente. “Esse debate é muito importante, pois a intolerância está presente em todos os países, e nós, na área da saúde, temos que ter como objetivo lutar contra essa situação”, destacou.
Para o coordenador municipal de políticas de promoção da igualdade racial, Luciano Oliveira, a luta pela igualdade de oportunidades não se resume em apenas uma semana. “Precisamos enfrentar o racismo todos os dias. É um mal que temos de combater. No Rio Grande do Sul, de cada seis mulheres que morrem no momento do parto, quatro são negras”, disse,
“Esta é uma semana emblemática para despertar a curiosidade sobre a discussão do tema, embora estejamos constantemente atentos à situação, de janeiro a dezembro, no sentido de oportunizarmos o acesso integral a todo o Sistema Único de Saúde”, considerou o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Curador da FHGV, José Wink.
“Poucas prefeituras possuem uma Secretaria de Direitos Humanos, o que simboliza o interesse e a prioridade que esta administração dá no sentido de promover a inclusão”. “Temos avançado no que se refere à transversalidade com outras secretarias municipais para tratar do tema”, declarou o secretário da pasta, Adilpio Zandonai.
A atividade contou com uma palestra ministrada pelo médico do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Rafael Ramon Rosa, que abordou as doenças que acometem a população negra no Brasil como anemia falciforme, hipertensão, diabetes, entre outras. Ele reforçou a importância dos médicos avaliarem o quesito raça/cor para diagnosticarem as doenças incidentes nos negros, encaminhando o tratamento indicado.
Para finalizar a manhã, o terapeuta ocupacional Lucas Fonseca e o educador físico Luiz Ferreira, ambos da rede municipal de saúde, fizeram uma dinâmica sobre o significado do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Em comemoração à Semana da Consciência Negra, o Setor de Nutrição do HMGV ofereceu um cardápio típico da culinária afro: a feijoada. A programação descentralizada encerra na próxima sexta-feira (20/11), no Calçadão de Sapucaia do Sul.