Hospital Getúlio Vargas reabre UTI e retoma atendimento de saúde eletivo após estragos provocados pelo temporal
Depois de um intenso trabalho emergencial para recuperar os estragos causados pelas fortes chuvas de granizo, o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) reabriu a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na tarde da última segunda-feira (19/10). Com a liberação da unidade, os usuários que foram transferidos para os hospitais Tramandaí e São Camilo (Esteio) estão sendo removidos novamente para o HMGV. Os reparos da equipe de manutenção do hospital garantiram a reabertura de três salas do bloco cirúrgico, sendo que a quarta estará disponível depois da troca de piso. A partir desta terça-feira (20/10), o hospital retoma as consultas, exames e cirurgias eletivas, que estavam suspensas.
O prefeito Vilmar Ballin acompanhou a reabertura da UTI, agradecendo o esforço e a solidariedade dos trabalhadores na recuperação dos estragos que atingiram a instituição hospitalar. “Para o nosso governo, que priorizou a recuperação e ampliação do atendimento no hospital, ficamos bastante preocupados em presenciar as cenas daquela noite, que trouxeram grandes transtornos. No entanto, conseguimos reverter o quadro num curto espaço de tempo, devolvendo os 10 leitos e a prestação de serviços de saúde à população”, declarou Ballin. “A retomada do atendimento da UTI é uma demonstração do empenho conjunto do governo do Município, direção do hospital e servidores. Estaremos atentos e preparados para enfrentar qualquer eventualidade em casos de novos temporais.”
A direção do Hospital Getúlio Vargas segue com a reforma do telhado da Unidade de Cuidados Intensivos Adulto (UCIA), que ainda não tem previsão de término. Para amenizar os danos, a equipe de manutenção está solucionando as fissuras do gesso, rachaduras e deslocamento de telhas. O telhado recebeu uma manta asfáltica e o projeto de reforma total ainda está em execução.
Também estiveram presentes na reabertura da UTI, o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Arlênio Silva; o secretário municipal de Saúde, José Wink; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Luis Rogério Link; o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba; a diretora de Atenção em Saúde da FHGV, Angelise Martins; o diretor administrativo do HMGV, Cristiano Santarem e a diretora assistencial, Loredi Becker.