Hospital Getúlio Vargas agenda mais de 200 mamografias em atividade no Calçadão de Sapucaia do Sul
Centenas de pessoas circularam pelo Calçadão de Sapucaia do Sul, nesta terça-feira (27/10), durante as atividades do Outubro Rosa promovidas pelo Gabinete da Primeira-dama, com apoio das secretarias municipais e Hospital Municipal Getúlio (HMGV). Foram oferecidos gratuitamente à comunidade o agendamento de exames mamografias, verificação de pressão arterial e glicose, avaliação nutricional e orientações sobre a prevenção do câncer de mama. O HMGV agendou mais de 200 exames de mamografia no local.
No evento, o prefeito Vilmar Ballin manifestou orgulho em ter investido na saúde do Município, qualificando o Hospital. “Graças ao nosso esforço em adquirir equipamentos de alta tecnologia para realização de mamografias, hoje temos condições de oferecer exames 100% SUS à população”, salientou.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul e médico do HMGV, Luis Rogério Link, o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental. “Devido ao aumento da incidência do câncer de mama no Brasil e no Estado, fazemos um apelo às mulheres para que façam o auto-exame e agendem sua mamografia, caso tenham mais de 40 anos, ou sintam algum tipo de desconforto. Também é importante que agendem o exame de colo de útero”, reforçou.
A primeira-dama Sônia Ballin destacou que a iniciativa no Calçadão visa conscientizar o maior número de mulheres possível. “Precisamos garantir esse exame para todas interessadas, a fim de combater essa doença e reduzir esse alto índice de câncer de mama”, observou.
Entre as pessoas que prestigiaram a atividade estava a doméstica Jussara de Fátima Almeida, 51 anos, que há 13 anos curou-se de um câncer de mama. Ela relatou que fez todas as mamografias no Hospital Getúlio Vargas e depois seguiu em tratamento. “Tive que retirar a mama e depois reconstruí -la. Agora estou bem e peço a todas as mulheres que se cuidem e se previnam o quanto antes”, manifestou.
Também prestigiaram o evento, o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, a diretora de Atenção em Saúde, Angelise Martins, a diretora financeira, Suzana Guatimozim, a diretora de Administração Clarissa Ávila, a diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HMGV.
No final da atividade, a primeira-dama convidou a população para o ato de abraço ao Hospital, em comemoração aos 45 anos da instituição, que ocorre no dia 10 de novembro, às 9h30.