Treinamento de PCR qualifica trabalhadores do Hospital Municipal Getúlio Vargas
Enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e estagiários do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) participaram do treinamento de Parada Cardiorrespiratória (PCR), realizado na manhã desta quinta-feira (13/8), na instituição. A capacitação foi ministrada pelo médico hospitalista, Jean Ernandorena, e pelo enfermeiro Gilnei Veloso. “Esse treinamento é o suporte básico de vida que todo profissional de saúde deve saber. Para a população em geral, em caso de parada cardiorrespiratória, é necessário ligar com urgência para o Samu,”, explica Jean Ernandorena.
O enfermeiro Gilnei considera que uma equipe de profissionais de saúde bem treinada é essencial para preservar a vida dos usuários. “Com esse treinamento, preparamos os trabalhadores para prestar bom atendimento de PCR, garantindo uma sobrevida ao usuário evitando sequelas. As orientações são válidas para a assistência no hospital e na rua”, explicou.
O técnico de enfermagem da UTI Ederson da Conceição Carvalheda está acostumado a prestar atendimento em casos de parada cardiorrespiratória. “Mesmo que seja minha rotina é sempre importante atualizar os conhecimentos. Costumo ficar na massagem cardíaca, mas hoje esclarecei dúvidas sobre a administração de medicamentos durante o procedimento”, comentou.
Já a estagiária de fisioterapia Franciele Bet participou do treinamento de PCR pela primeira vez. “Foi meu primeiro contato prático com esse tipo de situação. Estou fazendo estágio na UTI e gostei muito de receber orientações sobre o método utilizado para atender parada cardiorrespiratória. Intercalar massagem e oxigenação no tempo correto é fundamental”, disse.