Hospital Getúlio Vargas cria Grupo de Apoio ao Luto para prestar solidariedade a familiares

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Com a intenção de acolher e prestar solidariedade aos familiares de usuários que faleceram no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), foi criado o Grupo de Apoio ao Luto, que atua desde janeiro deste ano. A iniciativa está vinculada ao trabalho humanizado desenvolvido pela equipe de cuidados paliativos, que presta assistência aos usuários e seus acompanhantes desde o diagnóstico da doença até o final da vida e no período de luto, aliviando o sofrimento.

O Grupo conta com o apoio de uma psicóloga,  um médico e uma enfermeira. “É um espaço para troca de experiências, que oferece o amparo pela perda e o estímulo aos familiares para que direcionem o foco a outros aspectos da vida”, explica a psicóloga Renata Garcia Pereira.

Depois da perda do pai, Eva Machado Penteado, moradora do bairro Boa Vista, encontrou conforto ao participar do grupo. “Em quatro encontros, percebi o quanto é importante o apoio que é oferecido às famílias em luto. Sempre fui consciente da situação dele, mas tem momentos que realmente são difíceis e esse grupo nos fortalece, pois temos a oportunidade de trocar ideias com outras pessoas”, comentou. “Sempre me fortaleço com esses encontros. Estou seguindo a vida e procurando fazer o que gosto.”

Vera Lúcia da Silva de Brito, moradora do bairro Piratini, relata a dedicação dos profissionais no acompanhamento do estado de saúde de seu esposo. “Depois que ele faleceu fui convidada a participar do grupo e fiquei feliz em desabafar minha dor com pessoas de fora da família. Fui em três encontros e pretendo continuar participando junto com minhas filhas”, manifestou. Ela relata ainda que se sente mais confiante e tem dominado o medo, adquirindo autonomia e segurança. “Agora estou aprendendo a fazer as coisas do dia a dia sem ele, com apoio da minha filha.”

Os familiares são convidados a participar do Grupo nas primeiras semanas de luto. As reuniões ocorrem a cada 15 dias e oferecem a oportunidade dos familiares compartilharem suas impressões em relação ao luto.

Recommended Posts