Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Criado em 1972, pelo então ministro do Trabalho Júlio Barata, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado a cada 27 de julho. Simboliza uma oportunidade para que o tema seja lembrado e debatido em diversas instâncias de diferentes empresas e instituições. Mapear as áreas de riscos para ampliar a segurança do trabalhador, utilizando os devidos métodos de prevenção, ainda é um desafio no país.
Dentro de um hospital, os riscos são ainda maiores, e os cuidados são redobrados. O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras e calçados adequados, é parte indispensável no processo de proteção.
Na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, a equipe da Saúde do Trabalhador (ST) cuida para que todas essas questões tenham a devida relevância. “Estamos construindo um planejamento e ações específicas direcionadas à prevenção de acidentes nos locais de trabalho”, diz Fabrício Rocha, representante da ST. “A construção desse trabalho demonstra a importância e a busca da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação”, completa.