Comunidade lota a pré-conferência de saúde da Região II no bairro Vargas
A ampla participação da comunidade foi destaque na pré-conferência de saúde da Região II, realizada na noite de ontem (18/6), na Escola Santos Dumont, no bairro Vargas, em Sapucaia do Sul. Durante a atividade, a coordenadora de Atenção Básica da Saúde e titular do Conselho Municipal, Lúcia Passero, conduziu o debate entre conselheiros de saúde, trabalhadores e usuários do SUS. Na ocasião, os participantes apresentaram propostas aos seis eixos que norteiam a 5ª Conferência Municipal de Saúde: Direito à Saúde, Qualidade do Cuidado, Acesso e Acolhimento; Participação e Controle Social; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS; Gestão do SUS e Rede Integrada de Saúde; Informação, Comunicação e Inovação.
O morador do bairro Vargas, Adão Pedro da Rosa, aproveitou a pré-conferência para reivindicar melhorias no atendimento odontológico. “Nosso posto carece de mais assistência à saúde bucal. Isso é uma preocupação de grande parte dos moradores. Quanto aos Programas de Saúde da Família (PSF), acho um trabalho que nos favorece muito”, disse.
A enfermeira e coordenadora da Linha de Cuidado, Mãe, Bebê, Criança do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Letícia Santomé, e a enfermeira intensivista e chefe adjunta da Emergência do HMGV, Patrícia Fanton, acompanharam a pré-conferência da Região II.
5ª Conferência Municipal de Saúde
A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul acontece nos dias 26 e 27 de junho, tendo como tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro. O evento ocorre no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL), localizado na Avenida Copacabana, 100, bairro Piratini.