Bairro Nova Sapucaia recebe pré-conferência municipal de saúde
O bairro Nova Sapucaia sediou a pré-conferência municipal de saúde da região III, na noite de ontem (11/6), no Salão Paroquial da Igreja São Pedro. A atividade reuniu gestores, trabalhadores da saúde, conselheiros e representantes da comunidade que são usuários do SUS. Na abertura, o secretário de Saúde do Município, José Wink, que também é titular do Conselho de Saúde, enfatizou a importância da participação popular. “Além de contribuir com a 5ª Conferência Municipal de Saúde, as propostas da comunidade nos ajudarão a encaminhar o relatório para elaboração do Plano Municipal de Saúde”, afirmou.
Durante o debate, os participantes apresentaram suas contribuições aos seis eixos temáticos que norteiam as pré-conferências: Direito à Saúde, Qualidade do Cuidado, Acesso e Acolhimento; Participação e Controle Social; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS; Gestão do SUS e Rede Integrada de Saúde; Informação, Comunicação e Inovação.
Comunidade propôs melhorias
O morador do bairro Vila Natal, Luiz Augusto Ramos, propôs melhorias no acolhimento. “A comunidade precisa de um acolhimento humanizado, com prioridade no atendimento, sem demora, e espaço físico com mais privacidade para explicarmos nossa situação”, manifestou. Já a dona de casa Janete Floresbal, moradora do mesmo bairro, foi à pré-conferência reivindicar mais agilidade no atendimento das especialidades.
A atividade teve a ainda a participação da conselheira e coordenadora de Atenção Básica da Saúde, Lúcia Passero, da diretora assistencial do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Loredi Becker, e a coordenadora da Linha de Cuidado Adulto, Rafaela Giacomoni.
Próxima rodada preparatória à 5ª Conferência Municipal de Saúde
Na próxima terça-feira (16/6), ocorre a pré-conferência da Região I, às 18h, na Associação dos Moradores dos Blocos da Cohab-AMBLOC (Avenida Alfredo Scharlau, 305, bairro Cohab). A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul acontece nos dias 26 e 27 de junho, tendo como tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro. O evento ocorre no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL), localizado na Avenida Copacabana, 100, bairro Piratini.