Treinamento de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) Neo e Pediátrico tem grande participação de profissionais da enfermagem
O tema “Reanimação Cardiopulmonar (RCP) Neo e Pediátrico” atraiu grande quantidade de profissionais da enfermagem, que lotaram a sala de treinamentos do Hospital Municipal Getúlio Vargas, na manhã desta quinta-feira (7/5). A capacitação foi conduzida pelo médico coordenador da Emergência do HMGV e responsável técnico do Samu, Juliano Lima, e a enfermeira coordenadora da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança do hospital, Letícia Santomé. Eles explicaram os protocolos de RCP em recém nascidos e crianças, transmitindo informações atualizadas na teoria e na prática. A enfermeira Letícia Santomé destacou que o trabalho em equipe é fundamental no atendimento a uma parada respiratória. “Precisamos ter a consciência de que ninguém faz nada sozinho no momento de urgência e emergência. Quando fazemos nossa parte, ficamos mais tranqüilos”, salientou.
O Dr. Juliano Lima avalia que a capacitação é válida para conscientizar os profissionais da saúde a agirem precocemente durante uma situação de emergência. “É uma oportunidade para que todos os profissionais da equipe de enfermagem possam atuar de maneira correta na hora do atendimento”, ressaltou.
A técnica de enfermagem do Centro Obstétrico do HMGV, Suzana Machado Gassen, participou do treinamento para reciclar suas atividades. “Trabalho no C.O. do Hospital e preciso aprofundar meus conhecimentos para desempenhar bem minha função”, disse.
Segundo a técnica de enfermagem da Pediatria, Vanessa Dias de Quadros, as capacitações proporcionam maior integração entre a equipe. “Sempre trabalhei com adulto e agora que estou na pediatria, busco atualização de protocolos para me integrar melhor ao grupo”, comentou.