FHGV promove campanha sobre higienização das mãos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Quinze de maio foi o Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar. Para marcar a data, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) promove, a partir desta segunda-feira (18), uma campanha de conscientização interna, destacando a técnica correta e a importância da higienização das mãos.

Segundo o médico infectologista Marcelo Bitelo, coordenador do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Municipal Getúlio Vargas, “essa ação de higienização é, isoladamente, a mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares, além de ser a de menor custo”. A lavagem das mãos deve ser realizada tantas vezes quanto necessária durante a assistência a um único paciente, sempre que envolver contato com o mesmo, entre cada uma das atividades. A medida é tão importante, que é considerada pela ANVISA uma das estratégias do Plano de Segurança do Paciente.

Organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Fundação, a campanha aborda os funcionários no seu local de trabalho, de acordo com o seguinte calendário:

18/05/15 – Hospital Municipal Getúlio Vargas

19/05/15 – Hospital Municipal Getúlio Vargas

20/05/15 – Hospital Regional Vale do Rio Pardo

21/05/15 – Hospital Tramandaí

27/05/15 – Palestra sobre higienização das mãos (dentro da programação da Semana da Enfermagem do HMGV), ministrada pelo médico infectologista Marcelo Bitelo.

Você Sabia?

“Lavar as mãos é salvar vidas”. A frase é o médico húngaro Ignaz Semmelweiss, pronunciada em 1846, no Hospital de Viena, na Áustria, quando identificou que os casos de mortalidade materna estavam associados aos cuidados de saúde. Após ter instituído a medida de higienizar as mãos antes de atender as pacientes, observou uma redução drástica da mortalidade materna.

 

Em breve serão disponibilizadas mais fotos da campanha.

Recent Posts