Diversidade de temas marca segunda parte do I Encontro de Fisioterapia da FHGV
A segunda parte do I Encontro de Fisioterapia da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), na tarde desta quarta-feira (20), seguiu com ampla participação dos profissionais de saúde de várias cidades do Estado. O cronograma iniciou com o tema Oxigenoterapia – Indicações e forma de administração do O², apresentado pelo fisioterapeuta do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Rodrigo Ferreira. Em seguida, a psicóloga e coordenadora da Unidade de Gestão de Pessoal da FHGV, Fernanda Luz, explanou a interação de trabalho em equipe multidisciplinar. O assunto despertou o interesse do residente em Fisioterapia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Douglas Neves. “Esse Encontro trouxe uma diversidade de temas significantes, ampliando nosso leque de especialidades. A questão do trabalho multidisciplinar é fundamental para desempenharmos nossa atividade profissional. Considero que as especificidades da Fisioterapia não podem ser restritas. Precisamos compartilhar conhecimento, visando atuar em equipe”, salientou. “Parabenizo a equipe organizadora deste evento e espero que a instituição continue promovendo outras edições deste Encontro.”
Profissionais de várias cidades
Outro destaque na programação foi a participação da fisioterapeuta da UTI Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre, Fernanda Kutchak, que apresentou o tema Desmame e extubação de pacientes neurocríticos. A fonoaudióloga da UTI da mesma instituição hospitalar, Sílvia Sartori, complementou o tema, com enfoque no tratamento deste tipo de paciente.
Para a técnica da Emergência do Hospital Municipal de Charqueadas, Ana Cláudia Gomes, o Encontro foi produtivo para atualização de conhecimentos. “Gostei da exposição do tema Oxigenoterapia e dos cuidados que devemos ter com a intubação de pacientes. Essa atividade foi valiosa para a reciclagem de nosso trabalho”, disse.
A fisioterapeuta, responsável técnica da área no Hospital Tramandaí, Verônica Vargas, fez uma palestra na parte da manhã sobre polineuropatia no paciente crítico e acompanhou toda a programação. “Esses espaços de discussão fornecem embasamento em evidências científicas para melhorarmos nosso trabalho na prática, proporcionando o melhor tratamento fisioterápico aos pacientes”, avaliou.
O evento seguiu com a apresentação dos temas: Pós-operatório em cirurgia de quadril, com os fisioterapeutas do Hospital Regional Vale do Rio Pardo, Gabriela Grala e Rafael de Souza, Sara: Intervenção Fisioterapêutica, com a fisioterapeuta do HMGV, Isabella Lomônaco; Ventilação mecânica não-invasiva, teórico/prático, com os fisioterapeutas do HMGV de Sapucaia do Sul, Suiane Cedron e Isabella Lomônaco; Encerramento com a coordenadora da Linha do Cuidado Adulto HMGV Rafaella Giacomoni, e o coordenador adjunto, Rodrigo Ferreira.