Procuradoria Jurídica da FHGV realiza seminário com a participação de diretores
A Procuradoria Jurídica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) promoveu Seminário, no dia 1º de abril, para compartilhar experiências com os demais setores da instituição. De acordo com o chefe da Procuradoria, Bruno Scheidemandel Neto, a atividade teve como objetivo socializar informações com os diretores, coletando críticas e sugestões para aprimorar a qualidade do trabalho.
O diretor geral da FHGV, Juarez Verba, fez uma saudação inicial valorizando a iniciativa. “Esse seminário ocorreu em um momento oportuno para organização do trabalho. É um espaço para refletirmos como a Procuradoria se organiza para suprir as demandas do dia a dia das unidades da Fundação, bem como deve participar das decisões da direção”, avaliou.
Juarez Verba abordou ainda a conjuntura estadual e nacional, fazendo a defesa do Sistema Único de Saúde como direito de saúde universal, uma conquista do povo brasileiro. Atualmente todas as unidades administradas pela Fundação funcionam 100% SUS.
Direito público e privado
Um dos destaques do seminário foi a palestra do Procurador Geral do Município de Canoas, Paulo Torelly, que discorreu sobre o direito público, privado e a relação jurídica de direito administrativo. Ele utilizou como exemplo a saúde, que não é um serviço público, mas quando o Estado assume a intervenção, passa a ser saúde pública. “O SUS é um modelo de plano de saúde universal constituído pela vontade do povo”, destacou. Durante sua explanação, o procurador considerou que a economicidade nos gastos públicos é o melhor resultado social.
O seminário também contou com a participação da diretora assistencial da FHGV, Angelise Martins, a diretora administrativa, Clarissa Avila, a diretora financeira, Suzana Guatimozim, o coordenador de Comunicação, Ben-Hur Corvello, a coordenadora da Unidade de Gestão Pessoal (UGP), Fernanda Luz, assessores técnicos e jurídicos da FHGV.