Fundação promove atividades no Dia Mundial da Saúde
Para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7), a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) intensificou as atividades de prevenção a doenças nas cidades que possuem hospitais administrados pela instituição. A população teve acesso gratuito a serviços de saúde como medição de pressão arterial e glicose, orientações sobre nutrição, hábitos saudáveis, verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas, prevenção de doenças e outras dicas de saúde.
Em Sapucaia do Sul, o evento foi realizado no Calçadão do Centro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reunindo centenas de pessoas. Para o secretário da Pasta e presidente do Conselho Curador, José Wink, a simbologia do Dia Mundial da Saúde reforça a importância de prevenir doenças recorrentes como diabetes e hipertensão. “A ação conjunta entre a Fundação e a Secretaria de Saúde fortalece as políticas públicas de saúde. Espaços como este orientam a comunidade, esclarecendo sobre o funcionamento dos serviços da rede municipal de saúde, o que facilita o acesso ao atendimento”, ressaltou. “Aqui, os usuários que apresentaram exames alterados ou situações onde se faz necessário o acompanhamento médico receberam encaminhamento para investigação e tratamento na rede de saúde”, completou.
Durante as atividades do Dia Mundial da Saúde, o diretor geral da Fundação Hospitalar, Juarez Verba, junto à equipe de trabalhadores da instituição, fez a defesa do Sistema Único de Saúde. Atualmente, todas as unidades administradas pela FHGV prestam atendimento 100% SUS.
A programação do Dia Mundial da Saúde também ocorreu em Tramandaí, Rio Pardo, São José do Norte e Charqueadas.