Fundação Hospitalar Getúlio Vargas lança Portal da Transparência
O Portal da Transparência da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está disponível à população. Com a nova ferramenta, os usuários têm acesso rápido e fácil a dados sobre gestão fiscal, licitações, contratos, quadro de pessoal, entre outras informações públicas da instituição. A cerimônia de lançamento foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (10), no auditório da FHGV, em Sapucaia do Sul, com a presença de autoridades locais e auditores do Tribunal de Contas do Estado do RS. O Portal da Transparência atende a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/11.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, enfatizou o crescimento da gestão da saúde no Município. “Atualmente a Fundação, além de administrar o Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, também gerencia mais quatro hospitais, além de unidades de saúde no Estado, gerando mais postos de trabalho”, comentou.
De acordo com Ballin, foi fundamental a criação do Portal da Transparência para garantir credibilidade à população sobre a gestão pública da Fundação. “Foi uma conquista da sociedade que merece uma administração transparente para que possa fiscalizar os recursos públicos”, avaliou.
Conforme o diretor geral da Fundação, Juarez Verba, o Portal da Transparência é mais uma ferramenta para a instituição ampliar os canais de comunicação da gestão com a comunidade. “Além de disponibilizar informações à população, facilitando o controle social, o Portal nos oferece a possibilidade de conhecer melhor a nossa organização”, concluiu.
Para o presidente do Conselho Curador da FHGV e secretário municipal de Saúde, José Wink, a nova ferramenta promove o exercício da cidadania. “Um dos pilares da gestão dos recursos públicos é o controle social, que pode ser exercido com o auxílio do Portal da Transparência, onde os usuários podem acessar dados como aplicação das verbas públicas”, salientou.
Conforme a diretora de Administração da FHGV, Clarissa Avila, que fez a apresentação do Portal da Transparência, a ferramenta garante a participação popular na gestão da Fundação. “Essa ferramenta disponibiliza informações detalhadas de receitas e despesas. Dessa forma, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público está sendo empregado, auxiliando na administração pública e na fiscalização dos gastos”, considerou.
O evento teve a palestra dos auditores públicos externos do Tribunal de Contas do Estado RS, Elisa Cecin Rohenkohl e Renato Pedroso Lauris, que abordaram o tema: A importância da Transparência na Gestão de Recursos.
A solenidade teve a presença do presidente do SindiSaúde do Vale do Sinos, Jeisson Andrei Rex, do diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Mauro Guedes e os diretores da Fundação de Saúde Pública de Esteio, Marcelo Saldanha e Tatiana Dela Pase. O evento também contou com a participação de trabalhadores, diretores de hospitais e coordenadores de unidades administradas pela FHGV.