Palestra aborda processo de doação de órgãos e transplante

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Seguindo o Projeto de Educação Permanente da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), ocorreu no dia 25 de março, a palestra ”Processo de doação de órgãos e transplante”, no auditório da instituição. A atividade teve a participação de médicos, residentes, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O tema foi abordado pela médica intensivista pediátrica, Fernanda Bonow, que também é coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO1) da Santa Casa.

Conforme o médico Rafael Ramon Rosa, que coordena a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes (CIHDOT) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), o treinamento tem o objetivo de capacitar os profissionais para identificação do processo de morte encefálica. “Em caso de confirmação desse caso, ter as orientações necessárias para comunicar o encaminhamento de uma possível doação de órgãos”, explicou.

O HMGV já possui uma Comissão Doação de Órgãos formada por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogo. Esse grupo é responsável por identificar casos e encaminhar a retirada de órgãos.

Recent Posts