FHGV cria Núcleo de Segurança do Paciente

 In FHGV, Notícias

Diretores assistenciais e enfermeiros das unidades administradas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) participaram da primeira reunião do Núcleo de Segurança do Paciente, realizada na manhã desta terça-feira (24), no auditório da instituição. Conforme a assessora técnica da FHGV, Ana Kleemann, o Núcleo atende uma diretriz do Ministério da Saúde, visando aperfeiçoar os processos assistenciais para garantir a segurança dos usuários. “Trata-se de um grupo formado por profissionais das unidades hospitalares da FHGV que irá organizar ações já desenvolvidas com foco na segurança do atendimento aos pacientes”, esclareceu.

O médico Fernando Starosta de Waldemar, que também integra o Núcleo de Segurança do Paciente, destacou a importância dos trabalhadores da saúde em reconhecer a possibilidade de risco. “É importante que os profissionais tenham a consciência das situações de perigo, buscando formas de trabalho que reduzam riscos aos pacientes. O Núcleo será um espaço para os profissionais trocarem conhecimento e compartilharem iniciativas de vários hospitais.”

A metodologia do Núcleo segue as metas internacionais de segurança do paciente, determinadas pela Organização Mundial da Saúde, em 2004. São seis passos que proporcionam a segurança no atendimento aos usuários: Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

De acordo com a diretora assistencial da FHGV, Angelise Martins, “a intenção é disseminar esses conceitos e práticas, através da implementação da primeira meta, que é a identificação do paciente, simultaneamente em todas as unidades da FHGV”. A próxima reunião do Núcleo ocorre no dia 24 de abril, às 9h, no auditório da Fundação.

Recent Posts