Ouvidoria divulga pesquisa de satisfação dos usuários internados no HMGV
Durante o mês de novembro de 2014, o Serviço de Ouvidoria realizou uma pesquisa de satisfação com os usuários internados no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A amostra abrangeu 127 questionários. Deste total, 44% foram respondidos pelo próprio usuário e 56% por seus familiares ou acompanhantes. A abordagem atingiu as Unidades de Internação: Alojamento Conjunto, Clínica Cirúrgica, Clínica Intermediária, Clínica Médica e Pediatria. O perfil dos entrevistados varia entre 13 e 77 anos de idade, sendo que a maioria (57%) está na faixa etária dos 31 aos 60 anos, 70% são do sexo feminino e 30% do sexo masculino.
Segundo dados da pesquisa, a maioria dos usuários chega ao Hospital com ajuda de seus familiares e 20% pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O maior grau de satisfação referente ao atendimento médico foi constatado no Alojamento Conjunto – 88% no Serviço de Emergência e 84% na Unidade de Internação. A Clínica Médica e a Clínica Intermediária receberam 64% de satisfação no atendimento.
Em relação à qualidade dos serviços prestados pelas equipes de enfermagem, fisioterapia, nutrição, higienização e segurança, os índices foram satisfatórios. A maioria dos entrevistados respondeu que recebeu visita médica diariamente, mas não sabe o nome do médico responsável pelo atendimento. Conforme resultados, 95% dos usuários internados retornariam para atendimento no HMGV. No final da pesquisa, os entrevistados atribuíram as notas 3 (totalmente satisfeito) e 2 (satisfeito) aos serviços prestados pelo Hospital.
Na avaliação da diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker, a pesquisa de satisfação foi boa, apontando uma melhora nos serviços prestados pela instituição hospitalar. “Em linhas gerais, conseguimos alcançar um resultado positivo, fruto de nosso trabalho e dedicação para melhor atender os usuários do SUS”, considerou. “Reconhecemos que precisamos trabalhar mais alguns indicadores. A pesquisa aponta que os usuários não sabem o nome dos profissionais que os atendem e isso é importante para garantir o cuidado humanizado e a segurança no atendimento ao usuário. Estamos discutindo fluxos de atendimento e fazendo as devidas mudanças no Hospital.” Ela informou que, em 2015, a direção do HMGV vai investir na educação permanente e na qualificação dos trabalhadores da assistência.