Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado nesta segunda, 1º de dezembro

 In FHGV, Notícias

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, serve para alertar a população sobre a necessidade de prevenção contra o vírus, que ataca o sistema imunológico. O Brasil registra aproximadamente 20 novos casos por 100 mil habitantes. No Rio Grande do Sul, são 41 ocorrências. De 2005 a 2013, os novos números da doença subiram de 3.680 para 4.460 no Estado. Hoje, mais de 70 mil gaúchos vivem com HIV. A Aids é a primeira causa de mortalidade na África e a quarta no mundo.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, divulga hoje novos dados do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 2014 e a nova campanha publicitária em que o MS chama atenção para os 30 anos da luta contra a Aids no Brasil.  Conforme dados do Ministério da Saúde, foram registradas 11,5 mil mortes por ano em decorrência da doença.

Em Sapucaia do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde preparou ações, na Rede Básica de Saúde, durante todo mês de dezembro, para alertar os sapucaienses sobre o tema. Profissionais do Ambulatório de Infectologia estarão no Calçadão da cidade nesta segunda-feira (1º), das 14h às 17h, distribuindo material informativo sobre a AIDS e seus métodos de prevenção. No sábado (6), o ambulatório estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, para oferecer os serviços de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Recent Posts