Visitadores do MEC avaliam Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas
Na manhã desta quarta-feira (5), dois visitadores da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC), Susana Maciel Wuillaume e Charles Martins de Castro fizeram uma vistoria de avaliação no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A inspeção teve o objetivo de analisar a aprovação de mais dois programas de residência médica na instituição, que devem iniciar em 2015, abrindo duas vagas para Cirurgia Geral e duas para Ginecologia e Obstetrícia. Hoje, o HMGV conta com cinco residentes: dois na Psiquiatria, dois na Pediatria e um na Anestesiologia.
Durante reunião com a equipe do HMGV, Susana Maciel, reforçou que o Programa de Residência Médica oferece a possibilidade de fixar o profissional em cidades do interior. “Para que os residentes permaneçam trabalhando nas cidades, futuramente, é necessário que os municípios possuam estrutura mínima de saúde com boa capacidade de funcionamento”, avaliou.
Os visitadores também conheceram as dependências do Hospital Getúlio Vargas, como a nova UTI com mais dez leitos e o bloco cirúrgico totalmente reformado. Eles observaram as condições de trabalho e os serviços de saúde prestados à população de Sapucaia do Sul – 100% SUS.
Susana Maciel é médica pediatra, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) do Rio de Janeiro e professora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Já o médico cardiologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão), Charles Martins de Castro, representa a CEREM de Santa Catarina e é professor da Universidade do Sul de SC (Unisul).
Acompanharam a visita do MEC o diretor técnico do HMGV e vice-presidente da Comissão de Residência Médica (COREME), Rafael Rosito; a diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker; a assessora técnica, Anne Montagner; a coordenadora da Unidade de Saúde Mental do HMGV, Tatiane Severo e integrantes COREME do Hospital.